quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Excesso de luz

Já não bastasse um bairro inteiro crescendo como um câncer, inundando o céu de luz com suas lâmpadas inadequadas, agora puseram enormes holofotes apontados para todos os lados. Chegaram ao absurdo de acender até mesmo durante o dia.



Se queriam iluminar alguma torre ou alguma construção, por que apontar luzes tão potentes a quilômetros de distância?

Quem quiser conhecer essa abominação procure nas proximidades do Condomínio Vila Flora e da fábrica de tubulações Amanco em Sumaré-SP.

2 comentários:

  1. Oi Ronaldo! É realmente complicada essa questão porque os responsáveis pelos holofotes são os próprios condomínios. São várias pessoas jurídicas separadas. Os condomínios que adotaram os holofotes os colocaram no alto das caixas d'água para melhorar a iluminação do estacionamento, que é muito escuro. Mas de fato a luz vai para tudo quanto é lado, inclusive direto para dentro do meu quarto. Para mudar isso, seria necessário conversar com o síndico de cada condomínio que tem holofote e pedir para colocar um anteparo, direcionando a luz somente para onde interessa.
    Quanto ao crescimento do Villa Flora, a Rossi está terminando os últimos condomínios. A fronteira luminosa que você vê hoje não será expandida.
    Com relação à iluminação pública do bairro, o que você recomenda? Minha criatividade não é boa para isso.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Márcio.

    Não tome isso como um ataque pessoal. Sei que voces não tem culpa.

    Acho que a solução é conscientizar. Mostrar às pessoas que existe um problema que elas desconhecem e que causa prejuizo a toda a sociedade e ao meio-ambiente. Um problema que é de fácil resolução.

    Eu encontrei, num dos banheiros do centro comercial (do Vila Flora) um sensor de presença que aciona um par de lâmpadas fluorescentes. O que mostra uma preocupação com economia de energia.

    No entanto, logo em frente, na praça, há luminárias em forma de globo, que emitem luz para todos os lados, exceto onde é necessário, o chão.

    O que voce acha de tentarmos uma reunião com os responsáveis. Ou até mesmo, fazer algum evento?

    ResponderExcluir